sábado, 29 de janeiro de 2011

Considerações 2010

  Em 2010 conseguimos mobilizar um Centro Acadêmico do curso de Dança na FAP: reunir alunos interessados, elaborar um estatuto, aprová-lo e realizar as eleições. Fizemos várias reuniões durante o ano – infelizmente com praticamente nenhuma participação dos alunos do curso.
No segundo semestre tentamos organizar, juntamente com o CAMT (CA de Musicoterapia), CAZÉ (CA Zé do Caixão – Cinema) e CA Waltel Branco (Música Popular), um debate entre os alunos da FAP e os candidatos à governador do Paraná. Porém, percebemos que ainda não estávamos preparados para articular um evento dessa dimensão, tanto por desarticulação do CADAN quanto entre os CAs. No entanto, a experiência nos permitiu observar uma situação muito séria na FAP: há em alguns funcionários o sentimento de posse da instituição, no sentido de decidir o que será feito de suas dependências sem a questão ter sido discutida pela faculdade e oficialmente determinada. Isso nos faz duvidar dos objetivos das estruturas da instituição, pois, por vezes, nos parece que a preservação preciosista dos espaços é mais importante do que a ação e mobilização dos estudantes.
No segundo semestre também ocorreu, no interior da diretoria do CA, um desinteresse geral que nos levou a refletir o que significa a existência desse centro acadêmico. Percebemos que a dificuldade é normal, já que não temos uma referência de “o que é ser CADAN”. Então entendemos que a função de um CA é basicamente articular os alunos do curso no (que chamamos de) micro e macro – e todas as relações que daí surgem. Isso significa dentro da instituição (micro / chamando atenção e tentando resolver os problemas de estrutura, participando de reuniões e aumentando a força de importância das questões individuais dos alunos com o colegiado e direção) e com o mundo (macro / a dança para além da graduação, contextualizada e o tempo todo em relação com tudo: a dança, o artista e o homem no mundo).

Para 2011, pretendemos registrar nosso estatuto – que se mostrou uma questão mais complexa do que imaginávamos –, movimentar este blog, estar presente na elaboração da semana do calouro, organizar eventos, arranjar um espaço (físico – uma sala, um buraco, uma casinha) dentro da FAP, criar um símbolo (um desenho que represente o CADAN), entrar em contato com alunos de cursos de dança de outras cidades e aumentar a participação do CA no cotidiano dos acadêmicos de dança.




Naiana Sato, em nome da diretoria Dançando contra o vento

Nenhum comentário:

Postar um comentário

APRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS do I Seminário de Educação em Direitos Humanos: Convivência na Diversidade UNESPAR - Campus Curitiba II / 2018

TERÇA DE MANHÃ (8 de Maio de 2018) TERÇA DE TARDE (8 de Maio de 2018) TERÇA DE NOITE (8 de Maio de 2018) QUARTA DE TARDE (9 de Maio de 2018)