APRESENTAÇÃO
O CADAN está completando um ano de estruturação, e a gestão atual está terminando seu mandato: banhado em um sentimento de alegria. Alegria sim!, afinal é a materialização de um projeto de participação e reflexão estudantil no curso de Dança que há tempos não havia conseguido se efetivar. O primeiro ano de CADAN foi marcado por muitas conquistas, reflexões, construção e reconstrução do que é um centro acadêmico.
Organizamos um dia de eventos no TELAB, no dia internacional da dança, em 29 de abril de 2011; a partir da iniciativa de uma acadêmica do 4º ano, o 1º Tira-dúvidas sobre políticas culturais; e também o 1º CINE CA DANÇA.
As reuniões tem sido um espaço de reflexão da sociedade em que vivemos, entendendo que muito dos sofrimentos ou dificuldades que encaramos no dia-a-dia, seja na faculdade, no trabalho..., não é solitário, que a causa é muito mais complexa do que muitas vezes supomos e que a solução será encontrada na coletividade.
Na atual conjuntura societária, calcada em um modo de produção baseado na propriedade privada, na divisão social do trabalho e na produção de mercadoria, o homem passa de produtor que dominava todo o processo de produção de suas ferramentas, materiais e conhecimento, à força de trabalho destinada a executar parte da produção de uma mercadoria.
Ao compreender que o que caracteriza o homem é exatamente a capacidade de criar, planejar, produzir e destinar o que produz, privá-lo da totalidade do processo é impedir o homem de ser homem integral, é negar a unidade da sua condição humana.
Se é produzindo e reproduzindo vida que o homem se compreende enquanto tal e faz história, restringir seu acesso aos processos de produção na sua plenitude, é condená-lo a uma existência desprovida de dignidade e sentido.
Diante disso, é gritante a necessidade de buscarmos novos percursos rumo à reumanização.
É a partir dessa perspectiva de leitura do mundo que a chapa Dançando Contra o Vento lança sua candidatura, com a intenção de permanecer refletindo acerca da práxis na Dança/Arte/Cultura, assim como, das nossas contribuições, enquanto parte do Movimento Estudantil, com a construção de uma sociedade mais justa, livre e igualitária.
“Senhores cansados de luta, valeram suas conquistas,
mas, se seguirem na frente, nos prejudicam a vista.
Dêem-nos, então, passagem, desobstruam as ruas,
pois, maior que o cansaço, a nossa luta continua”.
Augusto Cacá
PROPOSTAS
- Buscar estratégias para ampliar e dinamizar o diálogo com os alunos;
- Realizar as próximas edições do CINE CA DANÇA;
- Propor uma Formação de Base – estudo da conjuntura atual;
- Registrar o Estatuto;
- Reivindicar um espaço físico;
- Curadoria, organização e realização do evento programado para o CADAN em Outubro de 2011;
- Curadoria, organização e realização do Dia 29 de Abril de 2012;
- Potencializar as relações com outros CAs, movimento estudantil e movimentos sociais cujos interesses sejam compatíveis com os do CADAN;
- Realizar a Semana do Calouro;
- Acompanhar e cobrar da Diretoria da FAP o cumprimento de suas metas/propostas;
- Apresentar uma logo para o CADAN.
Nenhum comentário:
Postar um comentário