segunda-feira, 6 de junho de 2011

AUDIÊNCIA PÚBLICA - POLÍTICAS CULTURAIS

O PROFICE* está em processo de CONSULTA PÚBLICA (Audiências Públicas) em 14 cidades do Estado; a primeira e a última em Curitiba.

A próxima consulta pública em Curitiba – e a última antes do projeto ser encaminhado à Assembleia Legislativa – será dia 17/junho, das 9:00 às 12:00, no Auditório do Museu Oscar Niemayer.


-----------------

A Secretaria Estadual de Cultura do Paraná (SEEC) lançou o Programa de Fomento e Incentivo à Cultura do Paraná (PROFICE), uma ferramenta importante para a regulamentação da aplicação dos recursos públicos em projetos culturais no estado.

*O Programa de Fomento e Incentivo à Cultura do Paraná (Profice) é um anteprojeto de lei, cuja minuta foi elaborada pela Secretaria de Estado da Cultura, em conjunto com as secretarias do Planejamento e Fazenda, representantes da Assembléia Legislativa e Fórum das Entidades Culturais; está em processo de consulta pública em 14 cidades do Estado. Se aprovado, regulamentará da forma prevista em seu texto a aplicação de recursos públicos em projetos culturais no estado do Paraná. A proposta preliminar do Profice está disponível em:



No entanto, o texto apresentado pela SEEC apenas contempla mecanismos de aplicação de recursos financeiros em projetos culturais (renúncia fiscal e criação de um fundo da cultura), mantendo-se alheio à mobilização nacional de participação nas propostas federais de políticas culturais.


Essas propostas federais incluem a criação de diretrizes (Planos da Cultura) com a participação da sociedade civil (e não apenas do poder público), Fundos para o financiamento da cultura, Conselhos de Política Cultural - entre outras ações, em especial a estruturação de Sistemas Estaduais e Municipais de Cultura (inter-relacionados entre si e com o Sistema Nacional de Cultura).

Os Conselhos de Política Cultural (seja nacional, estaduais ou municipais) são compostos por membros do poder público e da sociedade civil organizada (estes sendo, no mínimo, 50% dos conselheiros). Eles tem como principais atribuições: promover a criação dos Planos de Cultura - a partir da consulta pública por conferências - e acompanhar a sua execução; fiscalizar a aplicação de recursos e os mecanismos de financiamento da cultura (Fundos e renúncia fiscal).

Por isso muitas entidades da sociedade civil paranaense (como o Fórum de Dança de Curitiba) defendem a criação do Conselho Estadual de Cultura, entendendo que com ele virá maior participação da sociedade (deliberando e fiscalizando), a elaboração de diretrizes para a política cultural do estado e a cooperação com as políticas culturais que estão sendo pensadas em todo o país. 


Notícias sobre adesão nacional ao Sistema Nacional de Cultura: http://blogs.cultura.gov.br/snc/


-----------------------------------------------
Para quem quer saber mais sobre o Programa e as Políticas Culturais, nesta quinta, dia 09/junho, às 19:30 acontecerá um Debate sobre o PROFICE no Auditório do DeArtes (Departamento de Artes) da UFPR, com a presença de:
  • um representante do CNPC (órgão responsável, entre outras coisas, por acompanhar e fomentar a execução do Plano Nacional de Cultura)
  • um representante da SEEC (Secretaria Estadual de Cultura, propositora do PROFICE)

O Laboratório de Etnomusicologia da UFPR
convida para

Debate sobre o Programa de
Fomento e Incentivo à Cultura
do Paraná (Profice)*

Convidados:

Maurício Stunitz Cruz, Coordenador CIC/SEEC,

Manoel J. de Souza Neto, membro do Conselho Nacional de Políticas Culturais (CNPC) pela área de música.


Mediador: Prof. Dr. Edwin Pitre Vásquez
                                    

                        Quinta Feira, 09/06

Às 19:30 no Auditório DeArtes / UFPR

(Rua Cel. Dulcídio, 638, Batel)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

APRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS do I Seminário de Educação em Direitos Humanos: Convivência na Diversidade UNESPAR - Campus Curitiba II / 2018

TERÇA DE MANHÃ (8 de Maio de 2018) TERÇA DE TARDE (8 de Maio de 2018) TERÇA DE NOITE (8 de Maio de 2018) QUARTA DE TARDE (9 de Maio de 2018)