segunda-feira, 6 de junho de 2011

MOVIMENTO ESTUDANTIL

Nossos colegas de movimento estudantil, o pessoal do DANC (Diretório Acadêmico Nilo Cairo) – a entidade representativa dos alunos de Medicina da UFPR – está ameaçado de perder seu espaço físico: físico mesmo – o prédio que há mais de 50 anos pertence à organização estudantil.

Isso é importantíssimo, e diz respeito a todos os estudantes, pois é uma possibilidade e um exercício de autonomia que está sendo tomado da comunidade estudantil.

Embora formalmente o prédio pertença ao DANC, ele é antes de tudo um espaço de mobilização e articulação dos estudantes, devido a realização de eventos, debates, palestras, cursos e festas. E que está aberto a proposições de CAs de outros cursos, para além do curso de Medicina, e mesmo da UFPR - é um espaço público, e de uso estudantil.

Explicando o problema do DANC
Há mais de 30 anos, o prédio precisa de reformas: estruturais, da parte elétrica... que é responsabilidade da reitoria da UFPR, uma vez que é parte do patrimônio da institução. Este ano a reforma irá acontecer, mas para esquivar-se da responsabilidade e dos gastos da reforma, a reitoria está preferindo tirar os estudantes do prédio, procurar um patrocinador e dar a este patrocinador o direito de utilizar o prédio como quiser.

O prédio do DANC, porém, é um espaço importante para o movimento estudantil, e reformado poderá ter espaço para alojamento de visitantes do país todo, auditórios para oficinas, palestras e assembleias, além de espaços de formação, e o que mais for interessante aos estudantes.

A única maneira efetiva de não perdermos o prédio do DANC é através da atuação conjunta, ou seja, da união dos estudantes na luta pela posse do prédio. Sabemos que, historicamente, o prédio do DANC só foi parar nas mãos do movimento estudantil pelas lutas travadas há anos atrás por estudantes da época, que hoje são nossos pais ou até mesmo nossos avós. Sendo assim, é imprescindível que mobilizemos todo o curso de Medicina, em conjunto com outros centros acadêmicos e com o DCE, visto que é uma pauta de interesse estudantil como um todo. O DANC tem um histórico de fazer parceria com outros CAs que estejam dispostos a construir um movimento estudantil sério e de luta pelas pautas estudantis, e com isso temos o apoio de diversos centros acadêmicos da universidade, e, inclusive, de outras universidades pelo Brasil afora.  

--------
Nessa sexta, 10 de junho, às 19:00, acontecerá um reunião no DANC para discutir e elaborar propostas de uso do prédio. Isso inclui ações com articulação dos alunos da UFPR e da FAP, bem como a definição de atividades que possam ter a proposição dos CAs da FAP.

O DANC fica na rua ébano pereira, 114 - centro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

APRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS do I Seminário de Educação em Direitos Humanos: Convivência na Diversidade UNESPAR - Campus Curitiba II / 2018

TERÇA DE MANHÃ (8 de Maio de 2018) TERÇA DE TARDE (8 de Maio de 2018) TERÇA DE NOITE (8 de Maio de 2018) QUARTA DE TARDE (9 de Maio de 2018)