sexta-feira, 24 de junho de 2011

Resultado Eleições 2011/2012

Propostas Chapa "Dançando Contra o Vento"

APRESENTAÇÃO

O CADAN está completando um ano de estruturação, e a gestão atual está terminando seu mandato: banhado em um sentimento de alegria. Alegria sim!, afinal é a materialização de um projeto de participação e reflexão estudantil no curso de Dança que há tempos não havia conseguido se efetivar. O primeiro ano de CADAN foi marcado por muitas conquistas, reflexões, construção e reconstrução do que é um centro acadêmico.
Organizamos um dia de eventos no TELAB, no dia internacional da dança, em 29 de abril de 2011; a partir da iniciativa de uma acadêmica do 4º ano, o 1º Tira-dúvidas sobre políticas culturais; e também o 1º CINE CA DANÇA.
As reuniões tem sido um espaço de reflexão da sociedade em que vivemos, entendendo que muito dos sofrimentos ou dificuldades que encaramos no dia-a-dia, seja na faculdade, no trabalho..., não é solitário, que a causa é muito mais complexa do que muitas vezes supomos e que a solução será encontrada na coletividade.

Na atual conjuntura societária, calcada em um modo de produção baseado na propriedade privada, na divisão social do trabalho e na produção de mercadoria, o homem passa de produtor que dominava todo o processo de produção de suas ferramentas, materiais e conhecimento, à força de trabalho destinada a executar parte da produção de uma mercadoria.
Ao compreender que o que caracteriza o homem é exatamente a capacidade de criar, planejar, produzir e destinar o que produz, privá-lo da totalidade do processo é impedir o homem de ser homem integral, é negar a unidade da sua condição humana.
Se é produzindo e reproduzindo vida que o homem se compreende enquanto tal e faz história, restringir seu acesso aos processos de produção na sua plenitude, é condená-lo a uma existência desprovida de dignidade e sentido.
Diante disso, é gritante a necessidade de buscarmos novos percursos rumo à reumanização. 

É a partir dessa perspectiva de leitura do mundo que a chapa Dançando Contra o Vento lança sua candidatura, com a intenção de permanecer refletindo acerca da práxis na Dança/Arte/Cultura, assim como, das nossas contribuições, enquanto parte do Movimento Estudantil, com a construção de uma sociedade mais justa, livre e igualitária.


Senhores cansados de luta, valeram suas conquistas,
mas, se seguirem na frente, nos prejudicam a vista.
Dêem-nos, então, passagem, desobstruam as ruas,
pois, maior que o cansaço, a nossa luta continua”.
Augusto Cacá


PROPOSTAS


  • Buscar estratégias para ampliar e dinamizar o diálogo com os alunos;
  • Realizar as próximas edições do CINE CA DANÇA;
  • Propor uma Formação de Base – estudo da conjuntura atual;
  • Registrar o Estatuto;
  • Reivindicar um espaço físico;
  • Curadoria, organização e realização do evento programado para o CADAN em Outubro de 2011;
  • Curadoria, organização e realização do Dia 29 de Abril de 2012;
  • Potencializar as relações com outros CAs, movimento estudantil e movimentos sociais cujos interesses sejam compatíveis com os do CADAN;
  • Realizar a Semana do Calouro;
  • Acompanhar e cobrar da Diretoria da FAP o cumprimento de suas metas/propostas;
  • Apresentar uma logo para o CADAN.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

MOVIMENTO ESTUDANTIL

Nossos colegas de movimento estudantil, o pessoal do DANC (Diretório Acadêmico Nilo Cairo) – a entidade representativa dos alunos de Medicina da UFPR – está ameaçado de perder seu espaço físico: físico mesmo – o prédio que há mais de 50 anos pertence à organização estudantil.

Isso é importantíssimo, e diz respeito a todos os estudantes, pois é uma possibilidade e um exercício de autonomia que está sendo tomado da comunidade estudantil.

Embora formalmente o prédio pertença ao DANC, ele é antes de tudo um espaço de mobilização e articulação dos estudantes, devido a realização de eventos, debates, palestras, cursos e festas. E que está aberto a proposições de CAs de outros cursos, para além do curso de Medicina, e mesmo da UFPR - é um espaço público, e de uso estudantil.

Explicando o problema do DANC
Há mais de 30 anos, o prédio precisa de reformas: estruturais, da parte elétrica... que é responsabilidade da reitoria da UFPR, uma vez que é parte do patrimônio da institução. Este ano a reforma irá acontecer, mas para esquivar-se da responsabilidade e dos gastos da reforma, a reitoria está preferindo tirar os estudantes do prédio, procurar um patrocinador e dar a este patrocinador o direito de utilizar o prédio como quiser.

O prédio do DANC, porém, é um espaço importante para o movimento estudantil, e reformado poderá ter espaço para alojamento de visitantes do país todo, auditórios para oficinas, palestras e assembleias, além de espaços de formação, e o que mais for interessante aos estudantes.

A única maneira efetiva de não perdermos o prédio do DANC é através da atuação conjunta, ou seja, da união dos estudantes na luta pela posse do prédio. Sabemos que, historicamente, o prédio do DANC só foi parar nas mãos do movimento estudantil pelas lutas travadas há anos atrás por estudantes da época, que hoje são nossos pais ou até mesmo nossos avós. Sendo assim, é imprescindível que mobilizemos todo o curso de Medicina, em conjunto com outros centros acadêmicos e com o DCE, visto que é uma pauta de interesse estudantil como um todo. O DANC tem um histórico de fazer parceria com outros CAs que estejam dispostos a construir um movimento estudantil sério e de luta pelas pautas estudantis, e com isso temos o apoio de diversos centros acadêmicos da universidade, e, inclusive, de outras universidades pelo Brasil afora.  

--------
Nessa sexta, 10 de junho, às 19:00, acontecerá um reunião no DANC para discutir e elaborar propostas de uso do prédio. Isso inclui ações com articulação dos alunos da UFPR e da FAP, bem como a definição de atividades que possam ter a proposição dos CAs da FAP.

O DANC fica na rua ébano pereira, 114 - centro.

AUDIÊNCIA PÚBLICA - POLÍTICAS CULTURAIS

O PROFICE* está em processo de CONSULTA PÚBLICA (Audiências Públicas) em 14 cidades do Estado; a primeira e a última em Curitiba.

A próxima consulta pública em Curitiba – e a última antes do projeto ser encaminhado à Assembleia Legislativa – será dia 17/junho, das 9:00 às 12:00, no Auditório do Museu Oscar Niemayer.


-----------------

A Secretaria Estadual de Cultura do Paraná (SEEC) lançou o Programa de Fomento e Incentivo à Cultura do Paraná (PROFICE), uma ferramenta importante para a regulamentação da aplicação dos recursos públicos em projetos culturais no estado.

*O Programa de Fomento e Incentivo à Cultura do Paraná (Profice) é um anteprojeto de lei, cuja minuta foi elaborada pela Secretaria de Estado da Cultura, em conjunto com as secretarias do Planejamento e Fazenda, representantes da Assembléia Legislativa e Fórum das Entidades Culturais; está em processo de consulta pública em 14 cidades do Estado. Se aprovado, regulamentará da forma prevista em seu texto a aplicação de recursos públicos em projetos culturais no estado do Paraná. A proposta preliminar do Profice está disponível em:



No entanto, o texto apresentado pela SEEC apenas contempla mecanismos de aplicação de recursos financeiros em projetos culturais (renúncia fiscal e criação de um fundo da cultura), mantendo-se alheio à mobilização nacional de participação nas propostas federais de políticas culturais.


Essas propostas federais incluem a criação de diretrizes (Planos da Cultura) com a participação da sociedade civil (e não apenas do poder público), Fundos para o financiamento da cultura, Conselhos de Política Cultural - entre outras ações, em especial a estruturação de Sistemas Estaduais e Municipais de Cultura (inter-relacionados entre si e com o Sistema Nacional de Cultura).

Os Conselhos de Política Cultural (seja nacional, estaduais ou municipais) são compostos por membros do poder público e da sociedade civil organizada (estes sendo, no mínimo, 50% dos conselheiros). Eles tem como principais atribuições: promover a criação dos Planos de Cultura - a partir da consulta pública por conferências - e acompanhar a sua execução; fiscalizar a aplicação de recursos e os mecanismos de financiamento da cultura (Fundos e renúncia fiscal).

Por isso muitas entidades da sociedade civil paranaense (como o Fórum de Dança de Curitiba) defendem a criação do Conselho Estadual de Cultura, entendendo que com ele virá maior participação da sociedade (deliberando e fiscalizando), a elaboração de diretrizes para a política cultural do estado e a cooperação com as políticas culturais que estão sendo pensadas em todo o país. 


Notícias sobre adesão nacional ao Sistema Nacional de Cultura: http://blogs.cultura.gov.br/snc/


-----------------------------------------------
Para quem quer saber mais sobre o Programa e as Políticas Culturais, nesta quinta, dia 09/junho, às 19:30 acontecerá um Debate sobre o PROFICE no Auditório do DeArtes (Departamento de Artes) da UFPR, com a presença de:
  • um representante do CNPC (órgão responsável, entre outras coisas, por acompanhar e fomentar a execução do Plano Nacional de Cultura)
  • um representante da SEEC (Secretaria Estadual de Cultura, propositora do PROFICE)

O Laboratório de Etnomusicologia da UFPR
convida para

Debate sobre o Programa de
Fomento e Incentivo à Cultura
do Paraná (Profice)*

Convidados:

Maurício Stunitz Cruz, Coordenador CIC/SEEC,

Manoel J. de Souza Neto, membro do Conselho Nacional de Políticas Culturais (CNPC) pela área de música.


Mediador: Prof. Dr. Edwin Pitre Vásquez
                                    

                        Quinta Feira, 09/06

Às 19:30 no Auditório DeArtes / UFPR

(Rua Cel. Dulcídio, 638, Batel)

ELEIÇÃO PARA DIREÇÃO DA FAP


Data: 20 de junho de 2011

Horário: Das 8h30 às 21h

Local: Auditório da FAP

(Rua dos Funcionários, 1357)


Votantes:

- Professores e funcionários do quadro de
carreira efetivo ou em disponibilidade na FAP.

-Todos os alunos de graduação e pós-graduação da FAP,
regularmente matriculados.

É necessário trazer documento de
identificação para votar

(RG ou Carteira de Habilitação)


CHAPA ÚNICA: NOVO DIÁLOGO
Stela Maris da Silva
Angelo José Sangiovanni


--------------------------------------
ITEM 3 DO PLANO DE METAS:

3 Apoio aos discentes:

A organização estudantil tem papel fundamental para o desenvolvimento das 
atividades acadêmicas. Essa organização deve primar pela representatividade 
legitima dos discentes na gestão da FAP. A chapa NOVO DIÁLOGO, propõe:

3.1 Abertura de canal de comunicação com a direção e os órgãos colegiados, 
via representação discente;

3.2 Apoio à organização dos centros acadêmicos


ELEIÇÃO CADAN

Olá galera do Curso de Dança da FAP,

Pois é, estamos completando o primeiro ano de existência efetiva do CADAN – Centro Acadêmico de Dança da FAP. Tal fato, além de histórico no nosso curso é, no mínimo, extasiante. Afinal, a existência de uma entidade na qual os anseios e proposições da maioria estudantil têm vez e voz, nos devolve a sensação de que podemos e devemos tomar a história em nossas mãos, inclusive a história do Curso de Dança da FAP. Tendo em vista que vivemos em uma sociedade que pouco ou nada nos permite participar ativamente das decisões que vão influenciar diretamente nosso dia a dia, termos o CADAN aqui do ladinho é um privilégio conquistado com esforço de muitas pessoas ao longo de muitos anos nessa instituição.
É por termos interesse que esse espaço de participação e deliberação permaneça vivo que viemos informar:

ESTÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES DAS CHAPAS QUE PRETENDEM CONCORRER ÀS ELEIÇÕES 2011 DO CADAN – CENTRO ACADÊMICO DE DANÇA DA FAP.

AS ELEIÇÕES SERÃO DIA 20 DE JUNHO DE 2011.

O PRAZO FINAL PARA INSCRIÇÃO DAS CHAPAS É DIA 10 DE JUNHO.

AS INSCRIÇÕES DEVEM SER REALIZADAS COM A COMISSÃO ELEITORAL COMPOSTA POR MARIANA ALVES E SYLVIANE GUILHERME (AMBAS DO 4 º ANO).
AS CHAPAS DEVEM APRESENTAR, NO ATO DE SUA INSCRIÇÃO, OS NOMES DE SEUS MEMBROS EFETIVOS (deverão ser no mínimo cinco pessoas).
FICA SOB RESPONSABILIDADE DE CADA CHAPA DIVULGAR SUAS PROPOSTAS DE FORMA AMPLA.

É isso, se organizem e participem! O espaço é nosso, e cabe a nós mantê-lo vivo!



Comissão Eleitoral 2011 – Mariana Alves e Sylviane Guilherme

APRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS do I Seminário de Educação em Direitos Humanos: Convivência na Diversidade UNESPAR - Campus Curitiba II / 2018

TERÇA DE MANHÃ (8 de Maio de 2018) TERÇA DE TARDE (8 de Maio de 2018) TERÇA DE NOITE (8 de Maio de 2018) QUARTA DE TARDE (9 de Maio de 2018)